sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PARA SEMPRE MANDELA!! ADEUS TATA MADIBA!!!

”Eu fui chamado de terrorista ontem. Mas quando eu saí da prisão, muitas pessoas me abraçaram, inclusive os meus inimigos. E isso é o que eu normalmente digo às outras pessoas que dizem que aqueles que estão lutando pela libertação do seu país são terroristas. Eu digo a eles que ontem eu também era considerado um terrorista. Mas, hoje, sou admirado pelas mesmas pessoas que disseram que eu era um “
Nelson Mandela


É preciso dizer:

Muito antes de ser considerado um grande estadista, Mandela já era um símbolo dos guetos negros sul-africanos por ter dedicado sua vida à luta contra o apartheid. Uma luta marcada pela clandestinidade e pela luta armada. Uma luta que lhe fez permanecer preso por décadas, fazendo-o se tornar líder de uma guerra implacável pelo fim do regime racista dos brancos invasores. É preciso dizer e repetir muitas vezes: enquanto a maioria dos governos ocidentais e da grande mídia tentavam queimar o filme de Mandela - chamando-o de "terrorista" - o reconhecimento internacional à sua luta e de todo o movimento anti-apartheid vinha de ativistas, músicos e pouquíssimos governantes. 

Hoje a mídia tenta esconder, mas Fidel Castro foi um dos poucos líderes mundiais que lhe atribuíam esse merecido reconhecimento. Igualmente, poucos lembram que foi somente em 2008 que os EUA retiraram o nome de Mandela da lista de perigosos terroristas que ameaçam a paz mundial (confira a notícia nesse link). 

Mas a história é marcada por ironias e cinismos!
Hoje todos choram (ou dizem chorar) a morte de Mandela.
Hoje todos lhe chamam de herói.

Mas os opressores do povo não nos enganam. Sabemos que o opressor dorme todos os dias com medo de que os oprimidos tenham líderes como Mandela. Sabemos que os novos Mandelas do futuro serão chamados de terroristas, serão combatidos, presos e mortos. Sabemos que os Mandelas de hoje estão nas periferias de todo o mundo, morrendo numa luta pela dignidade humana. A grande mídia branca e racista tenta nos iludir, com mensagens e discursos pacifistas. A estes nós dizemos: não passarão!

Madiba é nosso!
Madiba é do povo preto e pobre da periferia.
Madiba é dos que lutam pelo fim da opressão.

Mandela é o guerrilheiro negro que empunhou a LANÇA DE UMA NAÇÃO
Umkhonto we Sizwe – "Lança de uma Nação" - também conhecido pela sigla "MK", foi criado em 1961 como o braço guerrilheiro do movimento anti-apartheid, e teve Mandela como seu primeiro comandante de guerra. Era a resposta do movimento ao Massacre de Sharpeville (massacre onde foram assassinados 69 ativistas negros sul-africanos). Naquele momento, o movimento anti-apartheid compreendeu que o regime racista não poderia mais ser combatido com táticas pacifistas. Esse é o Mandela que o opressor quer nos esconder. Essa é a história que tentam calar e apagar da memória do povo. 



A Juventude LibRe está de luto pela morte de Madiba.
Madiba é símbolo de nossa luta, e não desse pretenso ativismo "pacifista" e "democrático" que hoje querem imprimir à sua história. Madiba é símbolo da luta implacável contra as injustiças desse mundo, doa a quem doer.

No luto e na luta, cantemos o hino de Umkhonto we Sizwe






Nenhum comentário: