sábado, 21 de dezembro de 2013

II Encontro Nacional da Juventude LibRe – Liberdade e Revolução


Conhece a tua história. Escreve a tua história. 


“Eles têm a força. Poderão nos avassalar. Mas não se detém os processos sociais nem com o crime nem com a força. A história é nossa e a fazem os povos”.
(Salvador Allende, último discurso no palácio de La Moneda, 1973)

“Se a história é nossa, deixa que nóis escreve”
(Inquérito, Poucas Palavras, 2013)


Em 2013, a Juventude LibRe completou cinco anos de existência. São cinco anos de uma história da qual nos orgulhamos muito. São cinco anos de muitas lutas que travamos ao lado do povo, nas nossas escolas, nos nossos bairros e comunidades, e nas nossas universidades, sempre guiados pelos ideais de liberdade e revolução. São cinco anos de saraus nas quebradas, de construção dos centros culturais A Arte de Fazer e Mandacaru, de movimento estudantil, de luta pela Universidade Popular, de luta por acesso e permanência estudantil nas universidades, de gritos rebeldes contra o machismo, o racismo e a homofobia. Tudo isso faz parte de uma história nossa, muito nossa. E dela não abrimos mão! Entretanto, sabemos: a caminhada que se segue não é de agora. A Juventude LibRe é ela também fruto de lutas sociais que antecederam a nossa fundação no dia 19/07/2008. Reivindicamos para nós a história dos oprimidos que se levantaram contra seus opressores. Essa história é o oxigênio para a nossa ousadia e nossa insubmissão frente aos que exploram o povo.

É hora de nos encontrarmos novamente. Escutar o passado e debater o presente. Com as recentes jornadas de junho de 2013, vimos renascer no Brasil a indignação popular e as grandes manifestações de massa. Problemas que antes passavam despercebidos caíram na boca da população e foram debatidos nas esquinas de todo o país. Ecoaram gritos de mudança pelas ruas e ninguém mais quis ficar quieto. A juventude retomou para si a capacidade de ser porta voz de sua própria realidade. Em meio aos protestos, os mais velhos teciam comparações com acontecimentos que eles viveram no passado. Percebemos então que a nossa realidade tinha algo de inédito, e já não podíamos mais ficar presos às gerações que nos antecederam. Era preciso dar rumo ao nosso próprio bonde. Por outro lado, sem as referências históricas não saberíamos o que fazer e em que momento agir. Quando olhamos pra trás entendemos que a nossa maior herança é a luta. Não podemos deixar morrer a memória dos povos que se levantaram contra as injustiças desse mundo, pois o fio que nos une aos nossos antepassados é (e sempre será) a luta. Devemos assim como eles caminhar rumo à revolução. Devemos ser protagonistas de nossa própria história através da luta popular. Sem reprises, mas com o mesmo sentimento. Se como disse Salvador Allende, “a história é nossa, e a fazem os povos”, então vamos escrevê-la juntos, descobrindo quem somos e lutando pelo que queremos.

Embalados por esse espírito e de peito aberto pra encarar o futuro, convidamos nossos militantes, amigos, parceiros e aliados para participar do II Encontro Nacional da Juventude Liberdade e Revolução, que será realizado nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril de 2014 na cidade de Cotia, SP.

Da luta, não fujo não, sou Juventude Liberdade e Revolução.
20 de dezembro de 2013


Nenhum comentário: