quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escolas em SP: Alckmin fecha, alunos ocupam


Estudantes e professores, em São Paulo, ocuparam duas unidades de ensino em protesto contra o fechamento de 94 escolas da rede estadual. Após vários protestos que ocorreram nos últimos dias, os alunos das escolas Fernão Dias Paes, em Pinheiros, e Escola Estadual de Diadema, que fica neste município, decidiram ocupar estes espaços. A água foi cortada e a PM cercou a região, tendo registro da utilização de gás de pimenta para reprimir as mobilizações.

Os manifestantes prometem ficar no local até que o governo estadual volte atrás na decisão. O governador Alckmin anunciou o fechamento das unidades de ensino a como parte do plano de "reorganização escolar". Com a diminuição das unidades, a superlotação de salas aumentará e a demissão e redução de salários de professores, sobretudo de contratados emergencialmente, deve acontecer.

A situação precária do ensino público paulista é flagrante e, mesmo assim, o governo tucano anunciou a medida sem qualquer consulta ou discussão com a comunidade escolar. Neste ano cerca de 3.390 salas de aula foram fechadas e muitas iniciaram o ano letivo com até 60 alunos por classe.

Todo apoio aos estudantes, docentes e movimentos populares que lutam contra este projeto de precarização do ensino promovido pelo governo tucano!



Nenhum comentário: