quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ELEIÇÕES DCE UFRGS 2015 | Posição da Juventude Liberdade e Revolução sobre a participação e apoio no processo


Nos dias 24, 25 e 26 de novembro ocorrerão as eleições para o Diretório Central de Estudantes da UFRGS. Cinco chapas concorrem à gestão da entidade e já vêm se movimentando dentro da Universidade.

Achamos pertinente justificar nossa decisão de não compor nenhuma chapa para essas eleições, entendendo que isso pressupõe uma responsabilidade que excede nossas possibilidades de atuação, sendo prova disso o fato de não termos conseguido nos dedicar na construção de uma chapa da maneira que acreditamos ideal.

Compreendemos que um DCE tem como principal função a organização estudantil, congregando Diretórios e Centros Acadêmicos e o conjunto de estudantes da Universidade, para avançar nas conquistas dentro e fora do espaço universitário. Nesse sentido, acreditamos que uma configuração de chapa que se pretende ampla e plural deve surgir de um esforço coletivo de aproximação de grupos, entidades, organizações e, especialmente, estudantes independentes, dando espaço e voz a todos e todas que desejam ser sujeitos da mobilização estudantil. Pensando nisso e sem vislumbrar esse movimento de aproximação e ampliação em nenhuma das chapas, optamos por não nos colocarmos em nenhuma delas.

Consideramos que para enfrentar as políticas  conservadoras e de retirada de direitos que vivemos em 2015 e se acirrarão no próximo ano, se faz necessária a construção de um movimento estudantil participativo e forte, seja através dos diretórios e centros acadêmicos ou de um DCE que cumpra o papel de articulador da mobilização desde a base. Assim, entendemos que a chapa 5 “Lado a lado somos muito mais” é a que melhor expressa, em suas pautas e propostas, aquilo que defendemos para o DCE: a mobilização contra os cortes na educação, o combate às opressões, a luta pelos direitos estudantis e a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade em direção a construção de uma Universidade Popular.

Nenhum comentário: