terça-feira, 27 de outubro de 2009

Militantes se acorrentam na Secretaria Municipal de Transportes


do Site do MPL SP

Movimento protesta contra o aumento das tarifas de ônibus anunciado para janeiro pela prefeitura de São Paulo

Nesta segunda-feira, dia 26 de outubro, integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) de São Paulo estão se acorrentando na Secretaria Municipal de Transportes para manifestar seu descontentamento com o aumento das tarifas de ônibus anunciado pela prefeitura para janeiro de 2010.

No momento atual, diversos acessos da cidade estão fechados para construção da Nova Marginal – uma clara política de privilégio ao transporte individual, feita em detrimento de investimentos na melhoria das condições dos transportes coletivos.

O transporte coletivo é um direito elementar, que garante o acesso aos demais direitos sociais, como saúde, educação e cultura. Não deveria, portanto, ser tratado como um grande negócio, servindo para enriquecer empresários e eleger políticos, e que não responde às necessidades da população.

O Movimento Passe Livre acredita que o transporte público precisa ser público de verdade: gerido fora da iniciativa privada e gratuito para o conjunto da população.

O movimento defende a municipalização do sistema e a criação de um fundo municipal de transporte coletivo gerido com participação popular. A arrecadação desse fundo pode vir de multas de trânsito, estacionamento Zona Azul, publicidade em ônibus e terminais e, fundamentalmente, de uma reforma tributária que aumente os impostos progressivos.

Enquanto não houver uma mudança radical e estrutural no sistema de Transporte vão continuar acontecendo aumentos todos os anos. Quando aumenta a tarifa, aumenta também a exclusão social.

A data escolhida para o acorrentamento - 26 de outubro - é desde 2005 o Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre, em referência à data de aprovação do passe livre estudantil em Florianópolis (26/10/2004).

Próximas atividades
27/10
Reunião sobre o Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis
19h30 às 21h30 - Rua Itápolis, 1468, Pacaembu


07/11
O prefeito anunciou: o aumento de tarifas é "inevitável" no início de 2010.
Nós dizemos: inevitável é barrar esse aumento!
Reunião Barrar o aumento!
às 14h, no Ay Carmela!
rua das carmelitas, 140 – metrô Sé
Reunião aberta para proposições e formulação conjunta de ações para barrar o aumento!

Nenhum comentário: