quarta-feira, 29 de julho de 2009

Movimento cultural, político e social: hip hop*

A utilização dos elementos artísticos do Hip Hop (MC, Dança de rua, graffiti e Dj), como veículo aglutinador da juventude, para a construção de um verdadeiro processo de cidadania dos jovens de periferia, deve ser encarado como o maior desafio da história do nosso movimento.

É importante destacar como o Movimento Hip Hop pode desenvolver o processo de uma cidadania não burguesa para a juventude pobre e como deve ser a sua relação com outros movimentos populares, que também trabalham para construir a cidadania nas suas áreas específicas de atuação.

Quando se diz que o Movimento Hip Hop contribui com o processo de cidadania dos jovens, não necessariamente se tem em mente o abrangente conceito de cidadania burguesa. Porém, a cidadania no Hip Hop, hoje, quer dizer: aumento da auto-estima dos jovens das camadas populares, envolvimento com a produção de cultura, internalização individual de uma identidade coletiva, como a que o Hip Hop proporciona e, conseqüentemente, e o combate à ociosidade, além da efetivação da inclusão social.

Elementos como o rap, o Break (dança de rua), o grafite e o Dj representam o lado artístico, cultural do Movimento Hip Hop e funcionam como mobilizadores da juventude pobre, que facilmente se identifica. Quando acompanhado pela formação política, o Movimento pode significar a ascensão de sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo sem opressores e oprimidos.

O Movimento Hip Hop procura, primeiro, entender como a exclusão social se mantém, para depois assumir como principal missão a organização da juventude pobre da periferia para que esta possa exigir e fazer acontecer uma transformação radical no sistema político-econômico vigente. O Hip Hop tem se organizado e trabalhado para ser o incentivo da juventude oprimida, para levantar e lutar declaradamente contra a exclusão social. Esta luta vem se dando de forma clara, tendo como meta final a construção de uma nova sociedade baseada em valores onde o Capital não prevaleça sobre o ser humano, uma sociedade igualitária e humanista. Desta maneira, o Hip Hop está, por meio da arte, fortalecendo a cidadania plena dentro do movimento e fora dele e, conseqüentemente, participando da construção de um novo mundo. Um mundo baseado na liberdade, igualdade e justiça.

Juventude Liberdade e Revolução (LibRe) - Núcleo Cotia/SP

Nenhum comentário: