domingo, 12 de julho de 2009

Desemprego entre os jovens chega a 67% e discrimina mulheres e negros

Não existe apenas uma juventude no Brasil, foi o que apontou o relatório “Trabalho Decente e Juventude no Brasil”. O estudo, realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e divulgado na última semana, mostra que o desemprego afeta 67% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos. Entre negros e mulheres, a situação se agrava, chegando a atingir aproximadamente 78% de taxa de desemprego. A diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, acredita que a crise econômica vai piorar a condição dos jovens.

A pesquisa teve como um dos focos o acesso à educação. Foi verificado que 7% dos jovens brancos tinham baixa escolaridade. No caso dos jovens negros, o número crescia mais que o dobro, alcançando 16%. A jornada dos jovens também impressiona: 30% passam mais de 20 horas semanais trabalhando, o que prejudica o rendimento escolar.

O relatório aponta que a necessidade efetiva que os jovens possuem de trabalhar se confronta com o fato de que quanto mais cedo seu ingresso ao mercado, mais precária será sua inserção. O estudo é inédito e tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), referente aos anos de 1992 a 2006.



Fonte: Radioagência NP

Nenhum comentário: