sexta-feira, 11 de março de 2011

ATO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - 12 de março às 9h

A Juventude Liberdade e Revolução convida todas/os camaradas e companheiras/os para participar de mais um Ato do Dia Internacional da Mulher, que ocorrerá no dia 12/03 a partir das 9h com concentração na Praça Roosevelt.


O local escolhido tem uma relação muito importante para a luta das mulheres na cidade de São Paulo, pois este espaço abrigou por quase 20 anos o Centro Informação Mulher (CIM) e foi desalojado arbitrariamente para a edificação de projetos elitistas, desconsiderando a importância para a contribuição às lutas do movimento feminista.


Abaixo disponibilizamos um histórico e resumo da atual situação.
 
 
O CIM – Centro Informação Mulher – foi criado em 1981 “com o intuito de se unir as forças feministas e aos movimentos sociais contra o Patriarcado/ Capitalismo, e desde então, desenvolve atividades e ações com o objetivo de registrar, recuperar e divulgar a história das mulheres nos movimentos sociais, no cotidiano , no trabalho, nas artes, em todos os espaços, com vistas a desfazer referências e representações deformadas, empobrecidas e desqualificadas do feminino que povoam o imaginário social e por isso referendam a dominação/exploração das mulheres.”.

Possui um dos maiores acervos da América Latina sobre a história das mulheres, contando com 12000 livros que atualmente estão em processo de restauração e informatização , 1700 títulos de periódicos e 3060 cartazes nacionais e internacionais, sendo referência para pesquisadores de Universidades, para o movimento de mulheres e para a população em geral.

Ocupava desde 1991, por decreto de permissão de uso da prefeita Luiza Erundina, um espaço na Praça Roosevelt, 605, região central de São Paulo, tornando-se a sede de reuniões para organização das manifestações do 08 de março, e realizando projetos de combate a violência contra a mulher e informação e prevenção contra DST/AIDS.

Entre o final de 2010 e início de 2011 foi desalojado pela Prefeitura de São Paulo, em mais uma demonstração da política de “higienização”, que consiste na expulsão da população pobre do Centro de São Paulo. Política higienista da elite conservadora de São Paulo que se mantém no poder há anos, privatizando os bens e serviços públicos, atrelada à interesses privados e especulação imobiliária.

Além dessa política, acrescenta-se à atual gestão da Prefeitura de SP, o descaso e a criminalização dos movimentos sociais, o autoritarismo, o cerceamento dos direitos básicos, o sucateamento dos transportes, da educação, da saúde e das delegacias de mulheres, a falta de planejamento refletida na falta de creches e nas condições dessas.

A Juventude LibRe demonstra seu apoio em defesa do CIM e convida todas/os para participar do Ato do Dia Internacional das Mulheres.

ATO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Feministas em luta por autonomia e igualdade! Contra o machismo e o capitalismo!

Nenhum comentário: