terça-feira, 20 de abril de 2010

Conferência dos Povos reunirá mais de 18 mil participantes em Cochabamba

Às vésperas do início da Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática e os Direitos da Mãe Terra, na Bolívia, o número de inscritos continua a crescer. De acordo com informações do chanceler boliviano David Choquehuanca, até ontem (18), foram registradas 18 mil inscrições advindas de 129 países e as expectativas são que o número chegue a 20 mil pessoas, até o início do evento.

O grande número de inscritos obrigou a organização da Conferência a modificar mais uma vez o local onde será realizado o ato de abertura. Sendo assim, amanhã, a partir das 8h30, os interessados em ceder ao planeta Terra um futuro melhor deverão estar reunidos no estádio do município de Tiquipaya e não mais no Coliseo Univalle, local divulgado na programação oficial. A mudança foi implementada pelo presidente boliviano Evo Morales como forma de democratizar o evento inicial e agregar a ele a maior quantidade de pessoas interessadas.

O evento de abertura da Conferência dos Povos contará com a participação do secretário geral da Organização de Nações Unidas (ONU), de diretores de organismos internacionais como Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Comunidade Andina, entre outros.

Após o ato inaugural, as organizações sociais, representantes governamentais, especialistas e demais participantes inscritos deverão se encaminhar para um dos 17 grupos de trabalho previstos na programação, que já tiveram início nesta segunda-feira (19). A pedido de organizações ambientais está sendo prevista a fixação do grupo de trabalho 18, com temática local, que tratará dos conflitos ambientais partindo de uma perspectiva boliviana.

As discussões realizadas em todos os grupos de trabalho serão a base para um documento que será construído a várias mãos, ao final da Conferência Mundial. O documento será levado para a 16º Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP16), que acontecerá em Cancún, no México, entre 29 de novembro e 10 de dezembro deste ano.

Além dos grupos de trabalhos, a Conferência também terá espaço para que os países e organizações participantes exponham seus produtos e suas culturas. Para isso, estão sendo disponibilizados cerca de 100 estandes. Também serão realizados pelos participantes, durante os quatro dias, 166 eventos autogestionados.

Os mais de 18 mil inscritos estão vindo de 32 países da África, de 33 nações da Europa, de 21 países da Ásia, de 18 países da América Central, das 12 repúblicas da América do Sul, de 10 países da Oceania e de três países da América do Norte.

Entre os participantes da Conferência Mundial estão representantes de governos de quase 50 países, no entanto, até o momento, a participação de presidentes está restrita aos chefes de estado da Nicarágua, do Paraguai e do Equador. Espera-se que até 15 presidentes estejam presentes na Bolívia para participar da Conferência.


Acompanhe a Conferência ao vivo

Publicado originalmente no sitio Adital

Nenhum comentário: