sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Documento revela violações de direitos humanos no Brasil

O capitalismo é agressivo e violento, principalmente para os trabalhadores do campo. Esta é a avaliação da integrante da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, Maria Luiza Mendonça, após o lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2009. O documento está em sua 10ª edição e foi divulgado nesta quarta-feira (09). O estudo apresenta como os direitos humanos no Brasil foram violados em diversos setores da sociedade nos últimos dez anos.

Em relação aos conflitos decorrentes da luta pela terra, por exemplo, só no ano de 2008, 28 trabalhadores foram assassinados. O número de conflitos agrários no ano foi de 1.170.

Maria Luiza relatou que este ano, a atual crise econômica mundial é um fator novo que fez com que o capitalismo se apropriasse mais dos recursos naturais, fato que prejudica as populações que vivem próximas aos locais que contém grandes recursos, como a Amazônia.

“A crise fez com que o capitalismo, para se reciclar, avançasse de forma mais violenta sobre recursos estratégicos. Tanto os tradicionais, como os chamados alternativos – terra, água e biodiversidade. E essas comunidades que lutam pelos seus direitos, e que estão nesses territórios, têm um desafio maior, e isso faz mudar a luta e a resistência dos movimentos sociais. Esse é um fator novo e preocupante.”

O documento também registrou o aumento do trabalho escravo. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de duas mil pessoas foram libertas de condições análogas à escravidão.

Problemas de acesso à água, desigualdade educacional, péssimas condições dos presídios brasileiros, dificuldades enfrentadas pelos quilombolas e situação dos migrantes também foram abordados pelo documento.

De São Paulo, da Radioagência NP

Nenhum comentário: