sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Via Campesina discute soberania alimentar


Entre 13 e 17/11, mais de 400 representantes de organizações
camponesas de 70 países se reunirão em Roma, na Itália, para o Fórum pela Soberania Alimentar dos Povos 2009 - evento paralelo à Cúpula Mundial sobre Segurança, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).


O Fórum é organizado por um Comitê formado por diversas organizações da sociedade civil (entre elas, a Via Campesina), e congrega agricultores, pescadores, povos indígenas, trabalhadores rurais, juventude rural e mulheres, além de habitantes de cidades afetadas pela insegurança alimentar.

Na Cúpula Mundial sobre a Alimentação de 1996, quando se calculava que aproximadamente 830 milhões de pessoas passavam fome, os governos se comprometeram a reduzir este número à metade até 2015. Hoje, em 2009, há mais de um bilhão de pessoas desnutridas, o número mais alto em quatro décadas.

De acordo com as entidades, as crises climática, energética, financeira e econômica pioram ainda mais a persistente crise alimentar, sendo esta última a que mais ondas de protestos desencadeou em dezenas de países – o que demonstra como o acesso justo à comida é essencial para o bem-estar dos povos, para a justiça social e a democracia.

O Fórum continuará seu trabalho pela soberania alimentar iniciado no Fórum de 1996. Serão debatidos diferentes temas para definir um plano de ação global das entidades, incluindo: relação entre população rural e urbana e métodos sustentáveis para garantir o acesso à comida; mudanças climáticas e modelos de produção que esfriem o planeta e reduzam a vulnerabilidade dos povos frente às variações do clima, assim como o acesso aos recursos naturais, a apropriação de terras e o direito igualitário à terra para homens e mulheres.

Acesse http://peoplesforum2009.foodsovereignty.org/ e saiba mais sobre as atividades do Fórum.



Publicado originalmento no site do MST

Nenhum comentário: