quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS: Rio Grande do Sul realizou Seminário de Avaliação e Planejamento


Entre os dias 2 a 4 de dezembro de 2011, cerca de 50 pessoas estiveram reunidos para avaliar e planejar as ações da Campanha para 2012.

O Seminário de Avaliação e Planejamento aconteceu na Escola Fátima, em Sapucaia do Sul e contou com a presença de jovens e assessores das Pastorais da Juventude, da Juventude LibRe, Levante Popular da Juventude, CEBI-RS e ONG Trilha Cidadã.

O trabalho de assessoria metodológica foi um convite aceito por Alessandra Miranda, que compõe a Comissão Nacional de Assessores da PJ. Vinda de Brasília, Alessandra facilitou as reflexões, discussões e tomadas de decisão trazendo presente aspectos da organização nacional da Campanha. 

A noite de sexta-feira foi dedicada à retomada e revisão histórica da Campanha. Com a construção do Trem da História, foi possível fazer memória de atividades que vêm acontecendo desde 2008 quando na 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil se sonhou com a construção da Campanha. Também se trouxe presente a vida e martírio de Pe Gisley assassinada em 15 de junho de 2009, quando até então era assessor nacional do Setor Juventude e estava responsável com as articulações iniciais da Campanha. Foi se trazendo histórias, retomando a trajetória até 2011 onde se recordaram os momentos de formação, visibilidade e promoção da defesa da vida da juventude gaúcha.

A manhã de sábado foi dedicada a uma análise de conjuntura através do Mapa da Violência 2011 onde se apresentam dados alarmantes de vitimização juvenil. Alessandra também fez questão de trazer presente que esta realidade é uma situação característica da América Latina. Durante a tarde foi proposta a avaliação das ações que ocorreram ao longo de 2011: Formação de Multiplicadores, Roteiros para Grupos, Semana do Estudante, Assessorias Temáticas, Ações de Massa, Comemoração dos 30 anos das PJs do RS. Naquele momento também foram lançadas algumas pistas para o plano de ação de 2012. Ainda na parte da noite, com a presença de Pe Edson Thomassin, também da Comissão Nacional de Assessores da PJ e membro da ONG Trilha Cidadã, fizemos uma bonita e profética Celebração Eucarística.

Então, a manhã de domingo foi dedicada para a construção do Quadro de Ações de 2012. Alguns projetos foram mantidos, outros remodelados e novas pistas foram lançadas. Surge com mais força e intensidade o desejo de a Campanha pautar forma de superar a violência através da construção de uma cultura de paz e que a missionariedade seja uma dimensão presente nas atividades que envolvam as Pastorais da Juventude.

Com muita esperança e dedicação o Seminário de Avaliação e Planejamento 2011 foi um espaço de encontro e reencontro para jovens, militantes e assessores afirmar e reafirmar o compromisso coletivo na defesa e promoção da vida da juventude.


Fonte: Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens