Os jovens da Refundação Comunista, reunidos durante a realização do IV Encontro Nacional do Fórum de Unidade dos Comunistas, vêm a público anunciar a constituição de seu organismo de juventude. Essa decisão não é fruto do acaso, mas resultado de um processo de discussão e do diagnóstico sobre a realidade da juventude brasileira.
Entendemos que os jovens da atualidade não se organizam apenas nos espaços tradicionalmente disputados pelas organizações de esquerda, mas encontram-se espalhados e dispersos em várias esferas e segmentos da sociedade. A partir da análise desse quadro é preciso que o movimento comunista altere seu foco no trabalho de juventude, priorizando as frações mais proletarizadas desse setor.
Anunciamos a criação da Juventude Liberdade e Revolução, corrente de massas com autonomia relativa em relação à RC. Como condições para participar da Juventude LibRe: identificar-se com o ideário comunista e a idéia de revolução social; conhecer os documentos básicos da corrente juvenil; e concordar com o princípio e a prática da unidade de ação.
Confiantes que a nossa iniciativa só tem a contribuir com o movimento comunista brasileiro, deixamos uma saudação à tod@s que vivem do próprio trabalho, em especial aos jovens da periferia do planeta – que com muita luta sobrevivem a este sistema opressor e desigual.
Viva a juventude!
Viva a liberdade!
Viva a revolução comunista!
Viva a liberdade!
Viva a revolução comunista!
Florianópolis, 19 de julho de 2008.