quarta-feira, 17 de junho de 2015

54º Congresso da UNE: Unidade popular e democracia são destaques


O 54º Congresso Nacional da UNE (Conune) ocorreu em Goiânia entre os dias 3 e 7 de junho e teve como lema “Em defesa da democracia, dos estudantes e do Brasil”.  Com intenso debate sobre os rumos da entidade que completa 78 anos de existência, os estudantes aprovaram as diretrizes e ações para o próximo período.

A ênfase das discussões foi em torno do papel da UNE nas lutas populares, contra os efeitos da crise e os retrocessos que a classe dominante quer imprimir. Ao lado dos explorados e oprimidos, a UNE deve retomar a sua capacidade de ação nas massas com influência e destaque como sujeito político capaz de pautar reformas avançadas.

O posicionamento contra a redução da maioridade penal unificou os quase 10 mil estudantes que participaram do Conune. Durante o congresso foram realizados diversos painéis sobre assistência estudantil, financiamento, apresentação do relatório da Comissão Nacional da Verdade entre outros assuntos de relevância.

Nas plenárias finais que aprovaram a posição política da entidade e sua direção, as disputas por um projeto que reconduza a UNE ao papel de protagonismo social ficaram em segundo plano. A predominância de atores mais interessados no aparelho político e menos na sua capacidade de ação reafirmou a posição majoritária na ausência de uma crítica sobre o Estado.

A Juventude Liberdade e Revolução (LibRe) e Refundação Comunista (RC) participaram dos diversos espaços de intervenções e na composição da plenária nacional do Movimento por uma Universidade Popular (MUP). No espírito da unidade popular, dialogou com todos os setores progressistas e avançados na luta pelo combate aos ataques que a direita tenta impor no país, como corte de verbas para a educação, a presença do capital estrangeiro no controle de grande parte das universidades, a ampliação da terceirização e redução da idade penal.

Como elemento fundamental para fundar um amplo movimento de unidade pela esquerda, destacamos a necessidade da democracia no horizonte para que a UNE volte a ser grande e perigosa. Na luta por eleições diretas, transparência das contas e dos processos eleitorais, no resgate da importância do movimento pelas bases (através da participação dos Ca’s, Da’s, executivas de cursos, DCE’s etc.) os militantes da LibRe e RC se posicionaram na defesa de chapa em favor de uma universidade popular, junto aos camaradas da Juventude Comunista Avançando, e votando favoráveis com o campo da Oposição de Esquerda.

Estamos na luta com o povo brasileiro na defesa e pela ampliação da democracia e na construção de uma universidade popular!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Contribuição ao 54º Congresso da Une (CONUNE)

Leia a contribuição dos militantes da Refundação Comunista e da Juventude Liberdade e Revolução (LibRe) ao 54º Conune, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho de 2015.

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.