segunda-feira, 17 de junho de 2013

PELA UNIDADE DA ESQUERDA NOS PROTESTOS!

Hoje, dia 17/06/2013, é um dia muito importante para a juventude de São Paulo.

Acontecerá em nossa cidade o 5º grande ato contra o aumento das tarifas do transporte público (ônibus, trens e metrôs), em resposta ao aumento abusivo no preço das passagens decretado tanto pela prefeitura de Fernando Haddad (PT) quanto pelo governo estadual de Geraldo Alckmin (PSDB). Esse ato tem um motivo especial para acontecer: além de exigir a revogação imediata do aumento, ele vem também como uma contundente resposta popular à violência da Polícia Militar de São Paulo que reprimiu duramente o último ato, ocorrido no último dia 13/06.

A Juventude Liberdade e Revolução (LibRe) esteve presente em todos os atos desde o início das mobilizações, e se soma de peito aberto aos milhares de jovens que atendem ao chamado do Movimento Passe-Livre para lutar pelos seus direitos. É hora de tomarmos o nosso lugar nas ruas e nas praças. De mostrar que nós também queremos ser ouvidos pelo poder público que, ao invés de dialogar conosco, nos presenteou com bombas e balas de borracha.

Entretanto, muito cuidado! Há algo de podre no ar...

Pessoas famosas, jornais, revistas, políticos e jornalistas que antes nos chamavam de vagabundos, baderneiros, vândalos, "revoltados filhinhos de papai", etc., repentinamente mudaram de lado e agora estão eles também convocando a população para os protestos. Navegando pelas redes sociais temos visto diferentes vídeos, textos, cartazes conclamando a população.

Será que mudaram de opinião? Não! O que eles querem fazer é que a manifestação mude o seu caráter. A moda agora é dizer que o aumento "é só a última gota". Alguns estão chegando ao cúmulo de dizer que os jovens não toleram mais “bolsa isso, bolsa aquilo”, são contra os mensaleiros, contra a corrupção, contra os impostos, contra a inflação, etc. O que estes lacaios da burguesia estão tentando fazer é capitalizar o movimento para as bandeiras da direita reacionária.

Não podemos permitir isso!

Nossa luta prossegue sendo por um transporte PÚBLICO e de qualidade, que atenda às demandas da juventude e da classe trabalhadora. Os nossos inimigos prosseguem sendo os empresários do setor de transportes: estes sim, as verdadeiras sanguessugas que mamam insaciavelmente nas tetas do Estado, às custas do dinheiro do povo.

Nós jovens estamos indignados sim! 
Mas não é com o “bolsa isso, bolsa aquilo”, nem com a corrupção de um ou outro governo em específico. Estamos é indignados com a privatização do espaço público, com a qualidade dos transportes, com a falta de mecanismos para transformar o nosso país. Estamos indignados com o modelo econômico de nosso país, que abre as porteiras para que o setor mais truculento do capitalismo venha usurpar o nosso povo. É contra isso que lutamos!

----

Um chamado à esquerda: UNIDADE NOS PROTESTOS!

Na tentativa de desmoralizar e desarticular a esquerda, a burguesia - através de seus panfletos políticos que eles costumam chamar de "jornais" - vem criando intrigas no interior da mobilização. Através da distorção de falas de dirigentes dos movimentos e setores que estão envolvidos na organização dos atos, o jornal O Estado de São Paulo está publicando notícias de que o MPL, o PSTU e o PSOL irão filmar e denunciar à PM supostos "vândalos" que causam quebra-quebra em meio aos protestos.

Em outra reportagem absurda (que chega a ser cômica e patética de tão absurda), o jornal Folha de São Paulo está dizendo que o PSOL recruta punks para instaurar o caos e a baderna nos protestos, como forma de se auto-promover e atacar o PT e o PSDB.

Tratam-se de notícias manipuladas e falaciosas que visam confundir os ativistas!

Nesse momento, nós da Juventude Liberdade e Revolução (LibRe) colocamos de lado as nossas divergências com os outros grupos e movimentos de juventude, e nos solidarizamos às companheiras e companheiros das organizações envolvidas nessas falácias, fazendo um chamado à toda a esquerda para que mantenha a unidade nos protestos de hoje, 17/06/2013. A direita quer tomar para si a nossa luta, e só com unidade iremos barrar esse golpe!

Saudações, e vamos pra rua!

 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Às ruas contra o aumento da passagem



As lutas contra o aumento das tarifas dos transportes públicos cresceu em todo país neste ano de 2013. Em várias cidades a redução foi conquistada através de muitas manifestações e protestos, como em Goiania, Vitória, Teresina e Porto Alegre. Em São Paulo não tem sido diferente. A indignação pelo aumento das passagens de ônibus e metrô para R$ 3,20 tem levado uma parte da população insatisfeita a protestar nas ruas da cidade. 

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, determina sem qualquer possibilidade de diálogo a aplicação da cartilha repressiva da polícia, que tem em sua gênese o compromisso de defender o Estado, a propriedade privada e os interesses das classes dominantes. As manifestações são pacíficas e quando menos se espera, lá vem: a PM ataca com balas de borracha, cassetetes, bombas de efeito moral e a tropa de choque a dispersar os manifestantes. No último ato 19 pessoas foram presas. Nada de novo para o campo político reacionário que pertence Alckmin.

O que chama maior atenção é a postura do prefeito da capital, Fernando Haddad, quando apenas diz que cumpriu com o prometido em campanha “aumentando abaixo da inflação”. Porém descumpre quando destacou a capacidade de diálogo com os movimentos sociais e população pobre, que é quem está sendo atacada tanto pelo aumento da tarifa quanto pela polícia.



Sabemos que o aumento das passagens afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Se locomover por São Paulo fica cada dia mais difícil com a demora que se perde no trânsito e nas condições dos transportes superlotados e inseguros. Por isso a Juventude LibRe chama a tod@s para que saiam às ruas na próxima quinta-feira, 13/06, para protestar contra o aumento da tarifa dos transportes e contra a repressão aos movimentos sociais e ao povo que luta. A concentração é às 17h na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal.