segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Incêndios suspeitos: Fogo atinge de novo Favela do Moinho em São Paulo

17 de setembro de 2012
Rede Brasil Atual

Cidade já registrou 68 incêndios desse tipo em 2012 e mais de 500 desde 2005, quando José Serra extinguiu programa de prevenção

São Paulo - A cidade de São Paulo amanheceu hoje (17) com mais um incêndio em área ocupada por favela, o 68º do ano. Deste às 7h da manhã, a chamas destroem as casas da favela do Moinho, no bairro Campos Elíseos, região central. Parte do núcleo já havia incendiado em dezembro do ano passado.
O Corpo de Bombeiros registra mais de 500 incêndios em favelas de São Paulo nos últimos sete anos, após o então prefeito José Serra (PSDB) ter acabado com um programa de prevenção a esse tipo de ocorrência. Uma CPI na Câmara Municipal foi criada em abril para investigar os casos. Há suspeita de que os incêndios sejam criminosos, de maneira a “limpar as áreas” para empreendimentos imobiliários ou obras viárias.
A favela do moinho tem aproximadamente 300 barracos. Ainda não há informação de vítimas e desabrigados.
No incêndio de dezembro, o fogo devastou um terço da comunidade, onde moravam cerca de 600 pessoas. O local afetado tinha 6.000 m². Duas pessoas morreram e dezenas de famílias ficaram desabrigadas.
A área onde está a favela do Moinho vem sendo alvo de disputas judiciais entre a prefeitura e os moradores nos últimos anos. Enquanto a administração municipal tenta desapropriar a área e utilizá-la para outros fins, os moradores buscam conquistar o direito de permanecer no local.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MARCHA PATRIÓTICA: Manifesto de solidariedade a Piedad Córdoba


A nossa América passa por uma mudança de época que se expressa no avanço das democracias participativas, protagonizadas pelos movimentos sociais e populares em um ambiente de inclusão e dignificação econômica. Reconhecemos na diversidade e no dissenso dos partidos, movimentos e plataformas políticas o sustento de sociedades justas.

Neste contexto, o povo colombiano vem impulsionando alternativas sociais e políticas que superem o conflito armado interno e construam a paz com justiça social, como passo imprescindível para a democracia. Surgiu das organizações sindicais, camponesas, estudantis, culturais e lutadores pelos direitos humanos o Movimento Político e Social Marcha Patriótica, que manifesta como principais demandas na sua plataforma política, a necessidade da Solução Política ao conflito armado, uma reforma agrária democrática, a luta pela sustentabilidade ambiental, a instauração de uma democracia participativa e a soberania nacional.

Os ataques contra este movimento popular são ataques contra a democracia, e impedem avançar na consecução da paz, atentando contra as liberdades políticas do povo colombiano. Afirmamos com clareza que se devem respeitar e apoiar todos os esforços democratizadores e participativos que permitam consolidar América Latina como um território de paz.

Diante do exposto, exortamos o governo colombiano a restabelecer os direitos políticos da líder Piedad Córdoba; que se garanta a vida de todos e todas integrantes do movimento Marcha Patriótica e se lhe outorguem as condições necessárias para o exercício da oposição política. Comprometemo-nos a estar atenciosos para evitar qualquer atentado contra os direitos à vida e a participação deste movimento político e da sociedade colombiana em geral.

Chamamos à comunidade latino-americana e mundial a apoiar a busca de uma solução política ao conflito e a solidarizar se com o povo colombiano em sua luta por ampliar a democracia e conquistar garantias políticas e sociais.


América Latina, Setembro de 2012



ASSINAM.
Organizações:

Associação Cultural José Marti - Rio de Janeiro
Casa da América Latina
Central de Movimentos Populares do Brasil - CMP
Centro Brasileiro de solidariedade aos Povos e Luta pela Paz - CEBRA PAZ
Comitê de Solidariedade ao Povo Colombiano - CSPC
Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino - RJ
Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes - CCLCP
Grupo Cultural Colombiano La Pola
Juventude Comunista Avançando - JCA
Juventude Liberdade e Revolução - LibRe
Movimento de Moradia da Cidade de São Paulo - MMC
Movimentos dos trabalhadores rurais sem terra – MST



Partido Comunista Brasileiro - PCB
Refundação Comunista - RC
União da Juventude Comunista - UJC
Unidade Classista


Pessoas físicas e jurídicas:

Anita Leocádia Prestes - Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes
Dillyane de Sousa Ribeiro - Estudiante de Derecho de La Universidad Federal de Ceará/Brasil
Edmilson Costa - Secretário de Relações Internacionais do PCB
Edson Antonio Albertão – Professo, Guarulhos São Paulo
Geraldo Martins de A. Filho - PCB-SP
Heloísa Fernandes - Socióloga
Hiran Roedel - Diretor do Sindicato dos Professores do RJ
Ivan Pinheiro - Secretário Geral do PCB

M. Ec. Antonio Elías - Universidad de la Republica, Uruguay
Marcelo Braz Moraes dos Reis
Mauro Iasi - Presidente da Associaação dos Docentes da UFRJ
Milton Pinheiro - Professor de Ciência Política da Universidade do Estado da Bahia/Brasil e editor da revista teórica NOVOS TEMAS.
Milton Temer - Jornalista
Osmar do Amaral Barbosa - Em arte, Osmar Prado
Paulo Illes - Militante por los derechos de los y las migrantes
Roberto Leher - Professor faculdade de educação da UFRJ, Brasil.
Socorro Gomes - Presidente do Cebrapaz