quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tentativa Golpe Militar no Equador!

Um grupo de policiais tomou nesta quinta-feira o Regimento Quito Nº1 para protestar contra uma lei do governo que limitou os benefícios econômicos a militares.


Foram lançadas bombas de gás lacrimogêneo contra o presidente, Rafael Correa, que abandonou o Regimento nº1 após uma saída as pressas com ajuda da sua escolta, pulando um muro de aproximadamente três metros e no momento se encontra em asilo no Hospital Militar.  


Se confirma que forças armadas do país, na tentativa de golpe de estado, tomaram os principais aeroportos do país.


A população do Equador realiza diversas manifestações pelo país em apoio ao presidente.


Link ao vivo da Telesur 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Semana de Movimentos Sociais - ECA/USP

Divulgamos aqui a Semana de Movimentos Sociais, organizada por diversas entidades, que acontecerá ao longo desta semana na ECA/USP. A Juventude LibRe defende o projeto estratégico de transformação revolucionária, a Universidade Popular, com vistas a estabelecer um estreito canal de debate e ação junto aos movimentos sociais/populares.



SABADO (18/09)


VISITA A ESCOLA NACIONAL FLORESTA FERNANDES (*inscrição no anexo 2)



Segunda (20/09):
 14-16h: Mobilização nas unidades

18-20h: Movimentos sociais, universidade e sociedade – Sergio Gomes e ILAESE


Terça (21/09)


14-16h: Arte e comunicação em luta – Coletivo audiovisual da Vila Campestina. Wellington Lopes Goes
 16h18h: SARAU

18-20h: Movimento estudantil pra quê: uma reflexão sobre nossos desafios – Virtude, Comissão organizadora da semana

20h: Chorando em terças – roda de chorinho


Quarta (22/09)

14-16h: Onde estao os negros? Movimento negro e universidade – MNU, Nuclo de consciencia negara USP, Circulo Palmarino, Quilombo raça e classe

16-18h: Do armario ou no armario! A luta LGBT – Prisma e Marcelo Daniliauskas

18-20h: Mulheres em movimento – Coletivo Dandara, Marcha Mundial das mulheres, movimento mulheres em luta


Quinta (23/09)

14-16h: A luta no asfalto- Movimentos sociais urbanos – MTST, Terra Livre, Frente de luta por moradia, MPL

18-20h: A luta na terra – Movimentos sociais camponeses e o campo brasileiro – MAB, MST, Ariovaldo Oliveira

QuintaiBreja com atrações especiais!


Sexta (24/09)

14-16h: Lutar é crime? Criminalização dos Movimentos sociais – Intervozes, Leandro L Barbosa, MNPR, MST, MTL

18-20h: Mundo do trabalho – para onde vamos depois da universidade? – CONLUTAS, Oposição alternativa da APEOSP, Sintusp, Intersindical


Marcha Global pede inclusão da erradicação de trabalho infantil nos ODMs

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que cerca de 215 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo realizam atividades laborais. Para a Marcha Global contra o Trabalho Infantil, a exploração laboral de crianças e adolescentes representa um obstáculo para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). É pensando nisso que a Marcha aproveita a Cúpula dos ODMs para demandar das Nações Unidas e dos chefes de Estado mais atenção no combate ao trabalho infantil.

A ideia é, no marco das atividades da Cúpula, entregar uma petição ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando mais visibilidade para a questão do trabalho infantil nas discussões do evento. Para isso, a Marcha pede o estabelecimento dos indicadores de trabalho infantil para cada um dos ODMs e a incorporação da erradicação da exploração laboral de crianças e adolescentes nos Objetivos do Milênio.


"A existência constante do trabalho infantil constitui um obstáculo para a conquista dos ODMs e, sem conquistar os ODMs, não se pode erradicar o trabalho infantil. Os objetivos de desenvolvimento para conquistar os ODMs e erradicar e prevenir o trabalho infantil estão intimamente ligados e, apesar disso, o trabalho infantil segue sendo um nono ODM invisível", alerta a Marcha.


Outras demandas são: a assinatura de recursos adequados para erradicar e prevenir todas as formas de trabalho infantil; o fortalecimento dos programas de desenvolvimento; e a vinculação do processo de monitoramento e revisão dos ODMs com o Plano de Ação para conseguir a erradicação das piores formas de trabalho infantil para 2016.


"Ainda que não esteja mencionado explicitamente nos oito Objetivos, a erradicação do trabalho infantil é, no entanto, tão crítica quanto os outros e vai para lá dos temas de todos eles. Enquanto milhões de meninos e meninas se veem obrigados pela pobreza e outras circunstâncias a situações de trabalho explorador, então o número daqueles que estão fora da escola seguirá crescendo", considera.


Cúpula dos ODMs


Entre os dias 20 e 22 de setembro, representantes de Estados Membros da ONU estarão em Nova Iorque, Estados Unidos, para a Reunião Plenária de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Convocado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o encontro terá o objetivo de acelerar os avanços para a conquista dos ODMs até 2015. "Nosso desafio atual é acordar uma agenda de medidas para conquistar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", disse.


A Cúpula consistirá em seis reuniões plenárias, duas a cada dia. Simultaneamente, acontecerão seis mesas redondas sobre os temas: "O problema da pobreza, da fome e da igualdade entre os gêneros"; "Cumprimento dos objetivos em matéria de saúde e educação"; "Promoção de desenvolvimento sustentável"; "Questões incipientes e evolução dos enfoques"; "Atenção às necessidades especiais dos mais vulneráveis"; e "Ampliação e fortalecimento das associações de colaboração".


Para assinar a petição da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, acesse: http://www.globalmarch.org/


Mais informações sobre a Reunião da ONU sobre ODMs em: http://www.un.org/es/mdg/summit2010/index.shtml


Escritor por Karol Assunção, do Adital

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CCLCP e Refundação lançam proposta de Programa de Governo

“Os comunistas apóiam, em toda parte, qualquer movimento revolucionário contra o estado de coisas social e político existente. Em todos esses movimentos, põem em primeiro lugar, como questão fundamental, a questão da propriedade, qualquer que seja a forma, mais ou menos desenvolvida, de que se revista. (...) trabalham pela união e o entendimento entre os partidos democráticos de todos os países. Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins.”.
Marx e Engels, Manifesto do Partido Comunista
 
 
A Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes e a Refundação Comunista acabam de lançar um documento público contendo uma "Proposta de Eixos e Desdobramentos para um Programa Nacional de Governo". As proposições foram endereçadas à Plínio de Arruda Sampaio - candidato à Presidência da República apoiado pelas duas organizações - e também aos partidos, organizações e movimentos do campo popular, bem como a todos os revolucionários, democratas e progressistas.
   
Para acessar o documento na íntegra, basta clicar aqui ou através do blog da Refundação.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pastorais promovem campanha contra o extermínio dos jovens

As Pastorais da Juventude do Brasil estão impulsionando a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A iniciativa, que visa unir forças na defesa da vida da juventude, é "uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte."

No nosso país os jovens são as maiores vítimas da violência, que atinge majoritariamente os pobres e negros. Por isso, são urgentes as iniciativas que busquem atacar esse grave problema social, fruto de um modo-de-produção que deixa bilhões de pessoas à margem do direito aos bens produzidos por toda a sociedade. A Juventude LibRe convida todos a conhecerem essa campanha e estará somando esforços com todas as organizações juvenis que se disponham a participar de ações voltadas a esse tema.