terça-feira, 31 de março de 2009

Atos reunem milhares de pessoas por todo país



O Dia 30 de março transcorreu agitado em boa parte do território nacional. Os atos e manifestações aconteceram em vários Estados como se previa, entretanto, após a verificação in-loco e o relato de companheiros em diversas localidades, fica a nítida prova de que o trabalhador percebe esta crise com dimensões maiores do que prevêem alguns otimistas.
Em São Paulo, logo cedo chegavam os carros de som e, enfileirados dividiam espaço na Av. Paulista para um evento que contou com a INTERSINDICAL, CONLUTAS, CTB, UGT, CUT FORÇA SINDICAL, entre outras centrais que estiveram presentes. De extrema relevância para a conquista desta unidade se deu com a participação de movimentos sociais (MST e MTST) em conjunto a entidades estudantis, partidos e correntes de esquerda.
A presença em massa de jovens, das mais diversas origens e lugares em plena segunda-feira, representa a insatisfação às afrontosas medidas para saída da crise como, socorro a banqueiros, redução de salários e direitos. Estudantes secundaristas e universitários se revezaram nas batucadas e panfletagens no ato que reuniu cerca de 10 mil pessoas. Em alguns discursos ouviu-se o apelo de participantes e lideranças pelo aumento de vagas nas universidades públicas e a desaprovação de programas como o Prouni.
O Ato em Porto Alegre reuniu cerca de 5 mil trabalhadores e estudantes, cuja tônica foi não só a Crise Econômica mas também a crise política instaurada no governo estadual de Yeda Crusius. O sucateamento da educação que recentemente chegou ao limite, com estudantes tendo aulas em containers de ferro, apelidados de "salas de lata", é só mais um capítulo da novela do desastroso governo tucano.
A ofensiva conjunta com o Ministério Público Estadual contra os movimentos sociais e as denúncias de corrupção envolvendo o alto escalão do governo deixaram Yeda na corda bamba. A concentração do Ato foi na empresa Gerdau, com caminhada até o setor financeiro (Banco Central e Santander) e encerramento em frente ao Palácio Piratini, com palavras de ordem pelo "Fora Yeda". Os estudantes prometem manter as mobilizações dos "Caras-Pintadas - Ella não pode continuar" com novas manifestações previstas para o mês de abril.


sábado, 28 de março de 2009

Saiba sobre os atos em outros estados:

RIO DE JANEIRO - Ato unitário no centro da cidade do Rio de Janeiro, com concentração a partir das 14h, na Candelária, com passeata pela Av. Rio Branco. Encerramento do Ato na Cinelândia.
Convocam a manifestação: CONLUTAS, CTB, CUT, FORÇA SINDICAL, INTERSINDICAL, UGT, CONDSEF, DCE/UFF, CMP, CPM, MTD, MST, LS, UJC, PCB, PC do B, PSOL, PSTU.

MINAS GERAIS - Em Belo Horizonte haverá um Ato Unificado às 15h, na Praça Sete.
Em Uberlândia, outro Ato unificado, do qual participarão a CONLUTAS, CUT, CTB, FORÇA SINDICAL, TERRA LIVRE, MPRA, MST, entre outras entidades e movimentos. Concentração às 15h, na Praça Tubal Villela, no Centro da cidade.

ALAGOAS - Ato em Maceió, no Calçadão do Comércio, às 14h.

CEARÁ - Às 15h, Ato unificado saindo da Pça. da Bandeira, em passeata até Pça. do Ferreira, em Fortaleza.

MARANHÃO - Às 8h, passeata no Centro de São Luís.

PARAÍBA - Ato unificado com CONLUTAS, CUT, CTB, em João Pessoa.

SERGIPE - Às 8h, Ato unificado com CONLUTAS, CUT, MST, MTU e a juventude na Pça.Bandeira, em Aracajú.

RIO GRANDE DO NORTE - Ato na Pça. Gentil Ferreira, em Natal, às 14h, com passeata organizada pela CONLUTAS, CTB, Intersindical, MST, CMP, Força Sindical.

PERNAMBUCO - Passeta em Recife, às 9h, com concentração na FIEPE (Federação das Industrias de Pernambuco). Estão juntas na construção do ato: CONLUTAS,CUT,CTB,FORÇA SINDICAL,UGT,NOVA CENTRAL, MST,ANDES,UCS,PCB,PSOL,PSTU,MTL E INTERSINDICAL.

PIAUÍ - Ato Unificado em Teresina com a CONLUTAS, CUT, CTB, na Praça da Liberdade, ao lado do CEFET, às 10h, concentração e caminhada pela Avenida Frei Serafim.

PARANÁ - Ato em Curtiba, com concentração na Praça Santos Andrade, às 10h, com passeata até o Banco Central, Prefeitura e Assembléia Legislativa.

SANTA CATARINA - Ato em Florianópolis, às 17h, em frente da Procuradoria Geral do Estado. Convocam: CONLUTAS, MUCAP. CUT, CTB e INTERSINDICAL. Os trabalhadores em Educação farão uma greve de 24hs nesta data e se incorporarão na manifestação unificada.

BRASÍLIA - Ato em frente ao Banco Central, 10h . Passeata em direção a Esplanada dos Ministérios.

MATO GROSSO - A manifestação em Cuiabá será realizada às 10h, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura Municipal. Entidades que estão construindo o Dia Nacional de Lutas em Mato Grosso: SINDIJUFE-MT, CONLUTAS, INTERSINDICAL, CUT, CTB, NOVA CENTRAL, MRS, DCE-UFMT, Assembléia Popular, Centro Burnier Fé e Justiça, MST, SINDJOR, ADUFMAT, ANDES, UNE, UJS, CLTP, SINTEP, SINTRAE, Rede de Educação Cidadã (Recid), SEEB-MT, UJS, UMB-MT, Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e ASS entre outras.

GOIÁS - Ato às 9h na Pça. Bandeirante, em Goiânia.

quinta-feira, 26 de março de 2009

30 de Março: Ato Unificado Contra a Crise


Na próxima segunda-feira, 30 de março, serão realizados vários atos por todo país contra as demissões que esta crise mundial, ao remeter à classe trabalhadora o ônus da depressão econômica, já abriu as portas por aqui com mais de 800 mil funcionários demitidos desde dezembro do ano passado.
O ato clama por medidas do Estado a enfrentar os interesses dos banqueiros e toda elite já favorecida, o arrocho salarial, a não flexibilização dos direitos, mas sim que preservem os empregos, investimento em áreas sociais como saúde, educação e moradia.
As manifestações devem acontecer em diversas cidades ao mesmo tempo, formando assim neste dia, unificação fundamental para o enfrentamento da crise e despertar a consciência dos trabalhadores.
200 mil foram às ruas em Portugal, no dia 13 de março, em defesa do emprego. Na França, cerca de 3 milhões de pessoas protestaram contra a resposta do governo às conseqüências do abalo mundial. Deve ser um momento de luta conjunta (e intensa) rompendo com fracionismos excludentes.
Em São Paulo, a concentração dos manifestantes será a partir das 10h, em frente ao Banco Real/Santander (Avenida Paulista, 1374). Às 12h seguirá com carro de som pela Rua da Consolação, passa pela Praça da Sé até a chegar na Bovespa. Em Porto Alegre, a concentração dos estudantes será às 9h, no Colégio Júlio de Castilhos, passando pela Faculdade de Educação da UFRGS, onde devem se encontrar com os servidores da Universidade em paralisação que, após isso, se unem ao Ato geral.



Todo apoio nos atos e vamos à luta!


Ele até tentou en-direitar...



O presidente do Superior Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, concedeu no dia 24 de março uma entrevista à Sabatina da Folha, em seu teatro no shopping Higienópolis. Ele classificou as últimas e também polêmicas acusações como infundadas e recusou a alcunha de “líder de oposição”, que tanto lhe parece cair bem, pois afirmou em declaração que tem ele “o dever de preservar o Estado de Direito para que não haja excessos”.
Mais adiante, reiterou declaração de que “repassar dinheiro público para que promove invasões é uma ilicitude, sendo responsabilidade do governo”. Parece claro que, ao invés de oposição, prefere ele ser algoz na ofensiva contra os movimentos sociais e defender o patrimônio. Titubeia ao responder sobre como soltou seu amigo e também cultivador de terras Daniel Dantas, e seguiu aplicando a máxima de que, não devemos imputar qualquer defesa aos proprietários a ele, afinal herdou apenas “pequenas quantias de terra” no Mato Grosso.
É com tremenda desfaçatez a maneira como se pronuncia nitidamente em apoio aos interesses da elite brasileira, que conta também no senado com o oligarca José Sarney. Assim, o futuro candidato Serra terá, com toda certeza, o apoio do excelentíssimo presidente do STF nas próximas eleições.
De outro lado a Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra respondeu que dar prioridade aos conflitos agrários é importante e que se faça justiça nos casos de chacina e massacre, como em Eldorado dos Carajás, Corumbiára, etc.
A CPT que antes já havia se pronunciado, falou em nome daqueles que lutam pela terra e indagou porquê ministro não realiza a mesma cobrança em relação ao repasse de vultuosos recursos ao agronegócio.
O texto termina com um trecho do evangelho no livro Mateus e com a prece: “Que o Deus de Justiça ilumine nosso País e o livre de juízes como Gilmar Mendes!”.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Soldados de Israel admitem genocídio na Faixa de Gaza



Soldados israelenses que participaram da última ofensiva à Faixa de Gaza, entre dezembro e janeiro, admitiram que houve uma matança ordenada de civis palestinos no decorrer das operações. Segundo o jornal israelense Haaretz, os soldados informaram que receberam de seus superiores ordens de abrir fogo contra quaisquer pessoas (sem absolutamente nenhum tipo de distinção) que estivessem na linha de tiro das tropas. A ofensiva vitimou 1.300 pessoas inocentes, sendo que mais de um terço delas eram crianças.

Em nota, o exército de Israel anunciou que um procurador geral deu ordens à polícia militar para que esta investigue o que a justiça militar considera como “supostos atos inaceitáveis”. Não é de nos surpreender porém que, em clara contradição com a afirmação dos soldados, o governo israelense iniste em manter sua afirmação de que “as tropas mantiveram altos padrões morais em todas as fases da operação".




Nós da Juventude LibRe interpretamos que, com essas afirmações, os soldados acabam por admitir que as operações na Faixa de Gaza constituem um evidente caso de genocídio. O Estado de Israel, em similitude com outros genocídios registrados na história da humanidade (principalmente o holocausto nazista, que exterminou milhões de judeus - povo que hoje se volta imperativamente contra os palestinos), pratica o extermínio de milhões de pessoas inocentes em nome de uma suposta auto-defesa. O que está por traz dessa cortina é um jogo de interesses imperialistas que são o motor fundamental dessa carnificina que inescrupulosamente surge diante do mundo todo.

Abaixo ao massacre do povo palestino!
Abaixo o Estado nazi-sionista de Israel!
Pela soberania e autodeterminação dos povos!


Saudações revolucionárias.

Fonte: Radioagência NP (http://www.radioagencianp.com.br/)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Manifestação de repúdio à Folha de São Paulo - 7 de Março.






Em editorial da edição do dia 17/2/2009, o jornal Folha de São Paulo (pertencente a um dos maiores grupos de comunicação do país, fundado pelo mega-empresário Octávio Frias de Oliveira) deixou claro suas vinculações históricas com a ditadura militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985. Assumindo claramente uma postura reacionária, o texto classifica o regime como tendo sido uma "ditabranda". Depois, em resposta a comentários de leitores, a Folha reiterou sua posição e ainda afirmou que "na comparação com outros regimes instalados na região no período, a ditadura brasileira apresentou níveis baixos de violência política e institucional".

Além disso, os professores Maria Victória Benevides e Fábio Konder Comparato, os quais repudiaram veementemente as colocações revisionistas presentes no editorial, receberam como resposta insultos típicos de textos vulgares da grande mídia burguesa - nesse caso, caluniando-os com a seguinte mensagem: "Quanto aos professores Comparato e Benevides, figuras públicas que até hoje não expressaram repúdio a ditaduras de esquerda, como aquela ainda vigente em Cuba, sua ‘indignação’ é obviamente cínica e mentirosa".

Diante dessa situação de ataque à memória do povo brasileiro, especialmente àqueles que deram a vida pela defesa dos trabalhadores e da democracia popular em nosso país, professores e intelectuais renomados lançaram um abaixo-assinado em defesa dos colegas. Posterior a isso, houve no último dia 7/3 uma manifestação em frente à sede da Folha de São Paulo, a qual foi convocada pelo MSM (Movimento dos Sem Mídia). A Juventude LibRe marcou presença no ato que contou com mais de 500 manifestantes, dando seu grito de revolta contra o revisionismo da grande mídia burguesa que quer obscurecer todas as atrocidades cometidas durante o regime militar. Nós, da Juventude LibRe, reforçamos a importância de se manter viva a memória daqueles que tombaram em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, entendendo que estes verdadeiros heróis devem ser sempre lembrados como vítimas de uma ditadura forjada para se conter violentamente os avanços democráticos da classe trabalhadora brasileira.

domingo, 8 de março de 2009

O Dia Internacional da Luta das Mulheres


Estamos postando o texto do panfleto através do qual a Juventude Libre se posiciona sobre a questão de gênero nesse 8 de março de 2009.

O Dia Internacional da Luta das Mulheres

Neste dia 8 de março, é necessário resgatarmos a origem do Dia da Mulher. Ao contrário da versão difundida a partir da década de 60, qual afirma que sua origem se dá em homenagem às operárias mortas no incêndio que ocorrera em uma fábrica têxtil na cidade de Nova York, em 1857, o Dia da Mulher partiu pela iniciativa da revolucionária Clara Zetkin, em 1910, no II Congresso Internacional das mulheres socialistas, porém ainda sem data definida. O principal indício da fixação do dia 8 de março é a grande manifestação de proletárias russas, na qual marcou o início da Revolução de fevereiro, daí vê-se que desde sua origem, o dia 8 de março possui um forte caráter classista e revolucionário.
Hoje o capitalismo deturpa e se apropria da importância dessa data, na tentativa de desmobilizar a luta feminista, reforçando a cultura machista e do consumo. Isso é uma ofensa às mulheres que acreditam na luta pela emancipação feminina proletária não está vencida! Por isso afirmamos às mulheres: O Dia Internacional da Mulher não se trata de flores, bombons ou desconto nos salões de beleza. Ele é, pois, o DIA INTERNACIONAL DA LUTA DAS MULHERES.

- Pela descriminalização do Aborto -

No ano passado, iniciou-se um processo de investigação judicial à cerca de 1.500 mulheres, acusadas de praticar aborto em Campo Grande, MS. Algumas já foram julgadas e condenadas a penas alternativas, como por exemplo, realizando trabalhos em creches, os quais promovem uma verdadeira tortura psicológica, sob a justificativa de afirmarem-nas culpadas e que devem pagar por terem cometido um assassinato, ou seja, uma pena traumatizante à vida dessa mulher.

Outro caso que nos provoca ainda mais indignação é a criação da CPI do aborto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ela tem como objetivo investigar acerca da venda ilegal de remédios abortivos, eliminando com o uso da força policial a rede de clínicas clandestinas e criminalizar as mulheres que fizeram aborto. Alguns dos parlamentares que estão envolvidos na criação desta CPI, como Luiz Bassuma (PT-BA), Miguel Martini (PHS-MG) e Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) foram também, aqueles que se organizaram para derrotar o projeto de Lei que propunha a descriminalização do aborto (PL 1.135/91).


Cerca de 400 mil mulheres morrem por ano ao realizar aborto de maneira insegura, além dos muitos casos que evidenciados, das que ficam com seqüelas físicas e psicológicas irreversíveis. As mulheres mais afetadas por essa realidade, assim estão devido a ausência de atendimento em um aborto seguro pelo Estado, e são em sua grande maioria jovens, negras e pobres.

A questão do aborto não pode ser considerada pelo Estado como caso de polícia!
A questão do aborto é problema de saúde pública da mulher!

EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ESCOLHER
CONTRACEPÇÃO PARA PREVENIR
ABORTO LEGAL PARA NÃO MORRER

Contra a criação da CPI do aborto!
Contra a criminalização das mulheres!
Pelo aborto legal, seguro e gratuito no SUS!


Nós não vamos pagar pela crise! Os capitalistas que paguem por ela!

As mulheres, negros e jovens com pelo menos o ensino médio completo, que ocupam os empregos mais precarizados no mundo do trabalho, são os mais afetados com o desemprego devido à crise econômica segundo dados do IBGE. O nível de desemprego entre as mulheres cresceu de 54,6% (2003) para 58,4% (2008).
Com isso, tende-se a aumentar o trabalho informal dentre a parcela feminina proletária e a conseqüente perda de direitos trabalhistas fundamentais, como a licença maternidade e direito a férias remuneradas. Além disso, reivindicamos o fim das jornadas dupla e tripla de trabalho das mulheres reforçando a importância da divisão do trabalho doméstico!

Somos contra o investimento de dinheiro público para a recuperação de empresas privadas e bancos em detrimento do setor público! Somos contra as respostas ultra conservadoras dadas pelos governos burgueses à crise!

Em tempos de crise do capitalismo global devemos ressaltar mais do que nunca a importância da unidade de luta não somente no âmbito do movimento de mulheres, mas em todos os movimentos sociais. Se a burguesia apesar de suas contradições internas une-se nas crises do capitalismo em torno de seus projetos reacionários contra o povo, os movimentos sociais, partidos e organizações de esquerda têm a função mais do que nunca de alcançar a unidade. Não podemos deixar que nossas divergências enfraqueçam a luta, pois somos todos contra o capitalismo. Se essa conjuntura fracionista da esquerda continuar, a burguesia irá ditar através do autoritarismo do capital, o seu projeto anti-popular e promoverá mais uma vez um massacre sobre socialismo e principalmente ao povo.

Pela Unidade na Luta, Camaradas!
Refundação Comunista/ Juventude LibRe